Skip to main content

Atrativos Turisticos

image002

A Praça Pedro dias Moreira está localizada na região central de Dona Euzébia na Avenida José Dias Filho.Inaugurada em 30 de Dezembro de 2009 pela Prefeitura Municipal administração 2009/2012, “ a praça destaca-se com um excelente espaço de lazer e entretenimento para a população. Com um lindo paisagismo, a praça também possui um chafariz com uma bela fonte de mármore e belos jardins. Para a comemoração do natal, a praça é ornamentada com uma linda árvore de leds para brilhar a noite natalina.A praça de tão bela, pode ser utilizada como cartão postal de Dona Euzébia”. Palavra da Gestora do Circuito Serras e Cachoeiras Thaís de Oliveira Lima.

A Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores localizada na Avenida Antônio Esteves Ribeiro, foi construída em 1954 para substituir a Igreja de Nossa Senhora das Dores que ficava no Bairro Bela Vista, local de difícil acesso. Com a finalização da obra da nova matriz começaram as celebrações. Após sua construções na igreja não havia bancos, até que o Sr. Francisco de Assis Ribeiro conseguiu a madeira com o Dr. Joaquim José da Costa Cruz e mandou serrar as tábuas na usina açucareira Paraíso. A madeira foi mandada para Cataguases onde os bancos foram confeccionados. Com a finalização das obras o primeiro casamento a ser realizado na Igreja Matriz foi o do Sr. Jurandir com a Srª Maria Magalhães.


 

Pousada Pedra Branca está localizado à Av. Antônio Esteves Ribeiro nº75 sobre a direção da Senhora Ângela Magalhães que tem o imenso prazer em receber e servir bem todos visitantes.Na Pousada Pedra branca você vai encontrar acomodações com todo conforto. Também há sala de refeições e Varandas para descanso. Uma vez por mês há, a tradicional seresta que é um sucesso.

Nas instalações da Pousada, contamos com:

A fazenda localizada na BR 120 que liga o município de Dona Euzébia ao município de Guidoval foi fundada pelo inglês John Mayall. Sua sede construída em 1858 guarda a beleza dos casarões coloniais. A fazenda que produziu primeiramente café, contava com uma senzala que foi demolida, restando apenas algumas peças do período escravocrata. A fazenda de propriedade di Sr. Antônio Tiago também conta com um grande atrativo natural, a “cachoeira do funil”, formada pelo Rio Xopotó conserva ao seu redor uma grande área verde preservada e a presença de muitos animais silvestres.


 

O Pesque e Pague Rei do Peixe do proprietário Airton Martins do nascimento, tem o acesso feito pela Rodovia MG 120 ou 285, que localiza-se próximo à Ponte Lambari. O Pesque e pague oferece muito lazer e entretenimento, independente da idade com diversas atividades de recreação. Dentre os seus atrativos, destaca-se o pesque e pague com vários tanques para pesca, contendo vários tipos de peixes, como o surubim, tambaqui, tambacu, piau, pacu e tilápia, pirarucu, selecionados pelo tamanho e espécie, a fim de, melhor atender às preferências dos amantes dessa prática milenar.

A excelente equipe familiar que auxilia os clientes durante todo o dia, também atua na limpeza dos peixes, assim, sem nenhum custo os clientes levam para casa o peixe já tratado e embalado. O preço do quilo varia com a espécie. A propriedade dispõe ainda de salão de jogos, uma área verde preservada, piscina de água natural, bicas d’água, pomar com vários tipos de frutas (guaraná, cupuaçu, lichia, graviola, mangostão, pupunha, sapoti, jabuticaba, manga, caju, goiaba, laranja, limão, mexerica e outros citros.) O empreendimento possui um bar que serve deliciosas porções de peixes, carnes, fruta pão, frios e outros. Em breve playgroud e campo socyt.

Dona Euzébia é um município brasileiro do estado de Minas Gerais localizado na Zona da Mata Mineira. O município faz parte da bacia do rio Paraíba do Sul, sendo banhado pelo rio Pomba e seu afluente o rio Xopotó.O clima é do tipo tropical com chuvas durante o verão e temperatura média anual em torno de 23,5°C, com variações entre 18°C (média das mínimas) e 31°C (média das máximas). No Verão as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos. Geralmente, o verão é também o período do ano reservado às férias e as pessoas saem para se refrescarem nas belas cachoeiras que o muinicípio oferece aos munícipes e aos turistas.Umas das mais belas cachoeiras do município de Dona Euzébia, é a cachoeira do Sertão localizada na zona rural, na fazenda do Srº Sebastião Ferreira, cachoeira do Srº Nadim localizada na zona rural, no Sítio do Srº Romildo Pereira e a cachoeira do Funil localizada na Fazenda do Srº Antônio Tiago. Estas cahoeiras além de posssuirem recursos naturais como a água é envolvida por uma grande área verde preservada com animais silvestres.


 

A Associação Recreativa Xopotó é um clube societário. O Clube chama atenção pelo seu espaço bem aproveitado e o aspecto de local bem cuidado. Apresenta belos jardins, sauna, uma quadra poliesportiva, um campo de futebol gramado, uma quadra de futebol de areia, parque para crianças, um salão com palco fechado para eventos e dois abertos com churrasqueiras e ainda possui duas piscinas, sendo uma infantil com brinquedo e outra para adultos com área de atendimento para lanches.

O Clube Xopotó promove Campeonatos de bocha, natação, futebol de salão, peteca, natação, aula de natação e hidroginástica, almoço com som ao vivo aos domingos, e os sensacionais bailes sertanejos, serestas, encontro de som, encontro de amigos acompanhado de um delicioso churrasco tudo com um agradável atendimento.

1950 – Quando o Sr. Plínio adquiriu o terreno, contratou um engenheiro de minas do Rio de Janeiro, responsável pelas obras iniciais da Fonte Hélios.

1954 a 1955 – Iniciou-se o processo de perfuração do poço

No ano de 1991, o gerente financeiro Antônio de Pádua Gonçalves Silva adquiriu a Fonte Hélios do Sr. Omar Peres.

1972 – Modificação da indústria.

1973 – Instalação dos equipamentos do novo maquinário adquirido a partir da compra de cervejaria Ouro Branco em Governador Valadares.

1984 – Transferência da Fonte Hélios do proprietário Plínio Guilherme para Europa Empreendimentos.

1991 O gerente financeiro Antônio de Pádua Gonçalves Silva adquiriu a Fonte Hélios do Sr. Omar Peres.
Desde então começou a implementar melhorias na captação de água mineral.Atualmente a fonte hélios funciona sob administração do Sr. Felipe Mendonça Gonçalves e Silva, proprietário e herdeiro de Antônio de Pádua Gonçalves Silva.
A água mineral Hélios hoje é distribuída em várias cidades e estados brasileiros.


 

A Cachaça está consagrada como brasileiríssima, é apreciada em diversos cantos do mundo e representa nossa cultura, como a feijoada e o futebol. Em 1894, foi fundada a Aguardente Pedra Branca que tem como ingrediente o mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar. Essa aguardente, passou por cinco gerações e desde então, vem fazendo muito sucesso por onde é consumida.

Atualmente, havendo necessidade de crescimento, o proprietário SRº Marcelino Dias Moreira e sua família com o apoio do SEBRAE, trocou o nome dessa maravilhosa água ardente por Reserva das Gerais, que foi aceito e aprovado por toda família. A família sente-se orgulhosa em produzir esse belo produto que até hoje é trabalhado artesanalmente em barris feito por escravos, onde está guardada a muitos anos a safra especial. Com respeito ao artigo nº do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) a Cachaça Reserva das Gerais é proibida a venda para menores de 18 anos.A Cachaça Reserva das Gerais é produzida e engarrafada por Agroindústria Reserva das Gerais Ltda e está localizada na Fazenda Pedra Branca Zona Rural no Município de Dona Euzébia – MG

Curiosidade da Cachaça

Para degustar qualquer tipo de cachaça, é necessário apenas 50ml do líquido e deve ter um intervalo de 1 hora entre as degustações.Para aqueles que preferem uma cachaçinha acompanhada de um tira gosto. O melhor é fatia de pão, pois ajuda na degustação

A fazenda Campo Lindo é uma fazenda centenária que está localizada na rodovia Cid Vieira Magalhães entre a cidade de Dona Euzébia, distrito de São Manoel do Guaiaçu, nela está contido um pouco da cidade da historia de Dona Euzébia.Embora não esteja mais em atividade o moinho de pedra e o engenho de cachaça, itens que fizeram parte da economia sustentável daquela fazenda, ela ainda guarda um aspecto das tradicionais fazendas mineiras, 60% da sua construção são com paredes de pau-a-pique, sustentadas em Barrots esteios de madeira bruta. Atualmente a fazenda abriga a Friticultura Nossa Senhora de Fátima de propriedade do Sr. Mauri Ribeiro Pinto que produz e comercializa plantas de todas as espécies que são comercializadas em todo país.

O Hotel Dona Euzébia está localizado à Av. Antônio Esteves Ribeiro nº 285 e está sobre a responsabilidade da proprietária Vânia Toledo Ribeiro que juntamente a sua família tem o prazer de receber e servir bem todos visitantes.O Hotel oferece a seus hóspedes conforto e uma deliciosa culinária mineira. Para a segurança de veículos o hotel possui estacionamento coberto e não cobra por esse serviço. Para Hospedar- se é só entrar em contato pelo tel: (32) 3453-1166.

Links Úteis