Distritos – São Manoel do Guaiaçu

Como surgiu São Manoel do Guaiaçu

São Manoel do Guaiaçu

Conta a história que há muitos e muitos anos atrás, habitavam aqui os índios Guaiaçus e Tupiniquins. Certo dia um índio abaeté (significa homem forte, homem bravo), estava pescando à beira de um de nossos ribeirões quando de repente foi atacado por um jacaré, que comeu um de seus braços, motivo pelo qual o lugar ficou com o apelido “Jacaré”.

Mais tarde esses índios foram dispersos por Guido Thomaz de Marliere, catequista, com a ajuda de bandeirantes e garimpeiros. O tempo passou e anos depois, residia nas imediações da Pedra Branca, numa fazenda chamada “Boa Vista do Jacaré”, o coronel de patente Manoel Henriques Justino da Costa, sogro de dona Corina Vieira Henriques, que doou o terreno no valor de 4 contos e 600 mil réis para a criação de um povoado e uma imagem de São Manoel por ser devoto do santo. Sendo assim, em sua homenagem e aos índios o povoado passou a se chamar São Manoel do Guaiaçu. Na chegada de São Manoel já existiu um cemitério que foi extinto anos depois.

A primeira igreja, ficava localizada bem no alto, onde hoje é o Morro do Querozene. Era pequena, com poucos bancos e iluminada por tochas de bambu com querozene.
Somente por volta de 1947 ou 1948 é que foi construída a segunda igreja, onde é hoje, com a ajuda do prefeito e da comunidade. Conta-se que quando a construção estava chegando ao meio, deu uma chuva de vento muito forte e a derrubou no chão. A eletricidade só chegou mais ou menos em 1958, a pedido do prefeito Domingos Gomes de Oliveira, mas só foi instalada pelo prefeito Olinto Almada. A fita simbólica de inauguração foi desatada pelo senhor José Gonçalves de Souza (José Doutor).

O primeiro professor daqui foi o senhor Custódio Corrêa da Silva Neto, na época da palmatória. Depois vieram dona Corina Vieira Henriques, Dona Adelina de Assis, Dona Josefina Corrêa Neto (Dona Sinhá) e outros.  A Escola Rural “Corina Vieira Henriques” foi instituída em 06 de fevereiro de 1958, depois passou a Escolas Combinadas “Corina Vieira Henriques e só mais tarde Escola Estadual “Corina Vieira Henriques”.

Maria do Carmo do Nascimento Marcante

Custódio Corrêa Neto