IMG_20171026_083713400-1600x900

Outubro Rosa: Prefeitura e SICOOB realizam 1ª Caminhada contra o câncer de mama em Dona Euzébia

Na manhã de hoje 26 de Outubro, aconteceu em Dona Euzébia a 1ª Caminhada contra o câncer de mama e aulão de aeróbica do “Outubro Rosa”.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde contou com o apoio do SICOOB foi uma oportunidade ofertada a população de se conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama. O movimento contou com uma caminhada e  palestras de conscientização. Com presença do Prefeito Municipal Manoel Fraklin (Nenzinho), Secretária de Saúde (Gercy Rodrigues Pereira) e representantes do SICOOB.

A caminhada teve início as 08:00 hs da manhã com a concentração em frente ao Centro Cultural com aulão de aeróbica ministrada pelo Prof. Valter Felipe (Profissional de Educação Física) . Em seguida percorrendo a avenida Antônio Esteves Ribeiro passando pela Vila São José em direção à Associação Recreativa Xopotó, onde as participantes foram recepcionados em um café da manhã seguido de uma palestra feita pela Dra. Aline Caldi Rodrigues (Ginecologista e obstetra).

No final do encontro aconteceu um sorteio com brindes aos participantes.

O movimento “Outubro Rosa” ocorre durante o mês de outubro e tem como objetivo ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Teve início na década de 1990, nos Estados Unidos, onde os estados faziam ações isoladas referentes ao assunto. Atualmente o movimento é a nível internacional.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.

« 1 de 3 »