Saiba como doar parte do IR para o Fundo da Infância e do Adolescente

PESSOAS FÍSICAS: Há duas formas de doação:

1º- DOAÇÃO FEITA MEDIANTE DEPÓSITO NA CONTA CORRENTE DO FUNDO.

Você que já conhece o valor devido do IR poderá promover um depósito de até 6% deste valor na conta do FUNDO MUNICIPAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.

Somente serão abatidos do IR devido, os depósitos feitos até o dia 31/12/2019 ( isso para a declaração do ano de 2020).

PASSO a PASSO:

1-Faça uma estimativa de imposto de renda devido

2-Calcule 6% deste valor

3- Promova o depósito deste valor na conta do Fundo

Favorecido: FIA- Fundo da Infância e da Adolescência de Dona Euzébia

Banco do Brasil

Agência 2827-4

Conta nº 23795-7

CNPJ: 27.470.268/0001-43

4- Vá até a sede do CRAS munido de recibo de depósito e peça o seu recibo do CMDCA( Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

5- Utilize estes comprovantes para subsidiar suas informações quando for confeccionar a declaração de ajuste anual.

6- Mantenha o recibo em boa guarda.

DOAÇÃO FEITA NA CONFECÇÃO DA DECLARAÇÃO DE AJUSTE ANUAL DO IR.

De 01/01/2019 a 30/04/2019- Doação Diretamente na Declaração ( ECA): esta forma disponibilizada pela Receita Federal permite ao contribuinte efetuar a doação diretamente na declaração.

ATENÇÃO: Esta dedução somente poderá ser feita por quem faz a declaração de IR do tipo completa e poderá ser destinado ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente 3% do Imposto de Renda devido.

PASSO A PASSO:

1- Resumo da declaração

2- Doações Diretamente na Declaração- ECA

3- Novo

4- Tipo de Fundo: MUNICIPAL

5- Município: DONA EUZÉBIA-MG

6- Valor: o valor máximo a ser doado é que consta nesta mesma tela, no campo “Valor Disponível para Doação”.

7- OK

Para imprimir o DARF:

8- Após informar os dados acima, vá ao item imprimir.

9- DARF: Doações Diretamente na Declaração- ECA

10- Selecione a declaração.

11- OK

A DARF impressa estará com o código 3351, e deve ser paga, impreterivelmente, até dia 30/04/2019.

PESSOAS JURÍDICAS:

As empresas podem deduzir até 1% do valor do Imposto apurado em favor do Fundo Municipal da Infância e Adolescência.

A doação pode ser feita em qualquer mês do ano, porém somente será deduzida no IR relativo ao mesmo ano-calendário em que for realizada.

Somente poderão deduzir a doação do Imposto de Renda devido a empresa que for Tributada pelo Lucro Real.

QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO COM O CRAS: