Biblioteca Municipal Adelina de Assis

Biografia de Adelina de Assis

Adelina de Assis nascida em 05 de Outubro de 1898, em Sapé de Ubá, hoje cidade de Guidoval. Filha de Franklin Rodrigues de Assis e Rita Angélica de Assis. Casou-se em 18-09-1922,com Gesualdo Ávido de Aguiar e teve 10 filhos, sendo que só 6 sobreviveram. Genene, Elaine, Eder, Edmar, Francisco Franklin (Antônio) e Gladstone (Parente).

Estudou na Escola Normal de Cataguases, formando-se em 1918, como normalista, tendo sido uma das mulheres alunas da turma. Foi professora durante 25 anos no jacaré hoje “São Manuel do Guaiaçú”, onde morava no prédio da Escola Rural Mista. Trabalhou com até 98 alunos: 1º, 2º e 3º anos em uma sala só. Preparava seus alunos do 3º ano, no segundo semestre, para prestarem exames finais do 4º ano em Dona Euzébia, sendo a maioria, aprovados. Tinha um grande conhecimento em geografia. Desenhava o mapa do Brasil, com Estados e Capitais rios e afluentes à mão livre, sem cópia. Seus conhecimentos em História do Brasil e português eram riquíssimos. Amava a natureza. Foi pioneira em plantações frutíferas e ornamentais trazendo de longe muitas espécies, como samambaia chorona que chegavam até a 2 metros de comprimento.

Foi ainda diretora do ginásio “Lídia Ribeiro” onde muito ajudou angariando fundos com seus ex-alunos e muitos amigos que moravam fora daqui, para a construção do Prédio do Ginásio.

Muito ajudou aos menos favorecidos, com aposentadorias pelo I.N.S.S, hospitais consultas médicas,etc. Com seus conhecimentos, expediente e boa vontade, resolveu muitos problemas pendentes na Secretaria da Educação e outros órgãos em Belo Horizonte. Foi uma batalhadora incansável.

Foi nomeada para Dona Euzébia, no Grupo Escolar “Domiciano Esteves” em 1947, completando 35 anos de trabalho, aposentou-se. Recebeu várias cartas de inspetores escolares e até de Getúlio Vargas, comprimentando-a e elogiando seus trabalhos. Sentia-se orgulhosa de muitos de seus alunos terem vencido na vida formando-se para médicos, advogados e etc.

Enfim “Adelina de Assis” deixou muito bom exemplo e muita saudade para sua família e para todos que a conheceram.