Setor de Vigilância Sanitária (VISA)

A vigilância sanitária é uma área da saúde pública que tem como missão proteger e promover a saúde da população coordenando e executando ações que visam à prevenção e o controle dos riscos relacionados a produtos e serviços de interesse à saúde e ao meio ambiente. Estas medidas se aplicam a medicamentos e correspondentes, cosméticos, alimentos, saneantes e equipamentos e serviços de assistência à saúde. As normas da Vigilância Sanitária também se referem a outras substâncias, materiais, serviços ou situações que possam, mesmo potencialmente, representar risco à saúde coletiva da população.

É uma atividade multidisciplinar que regulamenta e controla a fabricação, produção, transporte, armazenagem, distribuição e comercialização de produtos e a prestação de serviços de interesse da Saúde Pública. Instrumentos legais, como notificações são usados para reprimir práticas que coloquem em risco a saúde dos cidadãos.

Além da fiscalização dos funcionários ligados ao órgão, a população tem um papel importante, podendo denunciar as inflações cometidas por pessoas, empresas e estabelecimentos comerciais. Se você vai a um estabelecimento de alimentos por exemplo e detecta que as condições de higiene do local não estão apropriadas é cabível uma denúncia.

Dessa forma, com o objetivo de oferecer um canal de comunicação para a população denunciar, reclamar sobre produtos e/ou serviços de interesse à saúde ou que tiver qualquer dúvida quanto ao consumo de algum produto ou utilização de serviço o setor de Vigilância Sanitária (VISA) da Secretaria Municipal de Dona Euzébia, disponibiliza o seguinte e mail para contato: visadonaeuzebia@gmail.com.

Endereço: Rua Nilo Lacerda Werneck, nº 01, Bairro Bela Vista

Policlínica Municipal Atílio Ferreira Espíndola