Nesta sexta-feira, 25 de novembro, aconteceu na Câmara Municipal de Euzébia um marco positivo para a produção de mudas de Dona Euzébia e região. O Superintendente de Desenvolvimento de Potencialidades Regionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE), Rodrigo Sampaio Melo, juntamente com Marcos Gaspar, também da SEDE, vieram até a nossa Câmara Municipal para fazer a certificação do Arranjo Produtivo Local (APL) do "Polo Produtor de Mudas de Dona Euzébia e Região”.
O APL (Arranjo Produtivo Local) nada mais é que aglomerações de empresas e empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva.
É importante ressaltar que o processo para que nossa cidade recebesse essa certificação começou há quase um ano. Quando em 28 de janeiro de 2022, o Secretário de Agricultura de Dona Euzébia, Luciano da Silva Pinto, juntamente com Rodolfo, estiveram presentes no encontro do Polo Regional de Fruticultura, em Visconde do Rio Branco. Naquela ocasião, o Secretario Luciano, solicitou uma atenção a Cidade de Dona Euzébia aos representantes do governo, Marcos Gaspar e Fernando de Abreu. Na oportunidade em questão, o secretario Luciano levou para conhecimento do representantes do governo o interesse da criação do polo de mudas e que Dona Euzébia fosse a anfitriã desse APL.
Desde então, houve uma mobilização, ainda no início de 2022, quando Claudio Amaral, produtor de Dona Euzébia, em reunião no gabinete do governador Romeu Zema, solicitou uma nova reunião com uma equipe técnica especifica para tratar de assuntos que pudessem amenizar a crise causada pela normativa IN48/2013 que tratava do plantio de mudas cítricas.
A Aspruder então, foi convidada a estar presente nessa segunda reunião como forma de participar e auxiliar de forma que os produtores pudessem também mostrar o seu lado e suas vivências e fossem ouvidos. Nessa reunião, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE), que contou com a participação de representantes do município de Dona Euzébia na pessoa dos vereadores, com o prefeito de Astolfo Dutra Bruno, o Secretário de Agricultura de Astolfo Dutra Wesley, membros da Aspruder e a equipe do Marcos Gaspar foi oficializada a equipe que daria início aos trâmites para concretizar o Arranjo Local Produtivo do Polo de mudas de Dona Euzébia e região, que seria a ferramenta que encontraram para facilitar que os produtores de Dona Euzébia e região tivessem acesso as facilidades que o estado poderia gerar. A coleta e compilação dos dados para preenchimentos dos requisitos para a certificação do APL ficou a cargo da Aspruder, que seria a principal interlocutora entre os produtores rurais e o estado, sendo assim a gestora do projeto APL junto com a equipe do Marcos Gaspar.
Esse primeiro, mas grande passo para a nossa região, só foi possível graças a união de diversos agentes: produtores rurais, entidades privadas, ASPRUDER, Cooperativa, Emater e órgãos públicos representados pelos prefeitos, secretários de agricultura e câmara dos vereadores.
A certificação da APL caracteriza um marco positivo, pois através dela, as cidades que fazem parte do polo poderão ter benefícios como favorecimento de acesso a recursos, facilitação de capacitação produtiva e tecnologia, e principalmente, acesso a financiamento e redução dos custos de produção.